É preciso reconectar-se à natureza para reencontrar o ritmo essencial da vida
Vivemos em uma era marcada pela velocidade, pelo ruído e pelo excesso de informação. Em meio ao concreto das cidades e à onipresença digital, algo essencial tem se perdido: a nossa intrínseca relação com a natureza.
Hoje, a ciência acumula robustas e repetidas comprovações daquilo que os nossos ancestrais sempre souberam: estar em contato com a natureza nos cura, nos equilibra, nos reconecta com o nosso próprio interior.
A ciência confirma: o natural faz bem
Diversas pesquisas internacionais e brasileiras apontam para os benefícios físicos e psicológicos do contato com ambientes naturais. Segundo a National Geographic, caminhar por áreas verdes melhora a função cognitiva, reduz sintomas de depressão e aumenta a sensação de bem-estar em poucos minutos de exposição.
O simples ato de observar a paisagem, ouvir os sons da natureza, tocar a terra ou caminhar ao longo de um lago ativa áreas do cérebro ligadas à empatia, criatividade e autocompaixão. Em outras palavras: a natureza nos transforma, nos restaura. De fora pra dentro e de dentro para fora.
"Estar em ambientes naturais reduz os níveis de cortisol o hormônio do estresse, melhora o humor, a atenção e até mesmo a imunidade", afirma um estudo publicado na National Geographic Brasil em 2023【Fonte: NatGeo】.
O silêncio também cura
Outro componente essencial para o nosso equilíbrio emocional é aquele que muitos perderam de vista, vivendo em centros conurbados, com cada vez menos espaços de respiro: o silêncio.
Segundo reportagem da Revista Oeste, o silêncio em ambientes naturais não é ausência de som, mas presença de paz.
O neurocientista Michel Le Van Quyen afirma: “Dois minutos de silêncio têm um efeito maior no cérebro do que ouvir música relaxante.” Estudos ainda revelam que o silêncio constante pode regenerar células do hipocampo, área cerebral responsável pela memória e pelas emoções.
Le Rêve: um projeto que devolve o essencial à rotina
Inspirado na essência do que realmente importa, o Le Rêve Corpal Living Resort, em Dourados (MS), foi criado com a missão de devolver ao cotidiano o ritmo natural que nosso corpo e mente necessitam. O Le Rêve é um convite para você viver ao ar livre e integrado à natureza.
Le Rêve é uma utopia que une o natural ao planejado de forma sublime. Ao mesmo tempo em que atende a necessidade inata de ser e pertencer a natureza, entrega o máximo da sofisticação que a experiência do nosso tempo pode proporcionar.
Onde a natureza se torna parte da sua rotina
Instalado em uma área de mais de 279 mil m², o Le Rêve preserva e valoriza o verde nativo da região, além de trazer uma série de outras cores com um paisagismo meticulosamente planejado. Sua concepção biofílica utiliza elementos da natureza para promover harmonia entre arquitetura e paisagem, criando espaços que acolhem e revigoram.
Mesmo o lazer ativo se transforma em reconexão: seja nas piscinas com vista para a área verde, nas diversas quadras de esportes, no relaxamento silencioso de um spa com sauna ou na convivência tranquila à sombra de árvores preservadas, enquanto as crianças brincam em um playground rodeado de cor e segurança. No Le Rêve, a natureza não é coadjuvante é parte da rotina, do bem-estar e do novo jeito de viver.
Todos esses ambientes foram pensados para resgatar uma convivência saudável, desacelerada e inspiradora com o mundo natural sem abrir mão da exclusividade e do design que marcam os empreendimentos Corpal.
Viver com propósito é viver em harmonia com a natureza
Na Corpal, acreditamos que o futuro do morar exige reconectar-se com aquilo que é essencial. E o essencial é simples: tempo de qualidade, movimento, ar puro e silêncio. Natureza sob os pés e ao alcance dos olhos. É disso que precisamos.
O Le Rêve é um condomínio horizontal em obras, um manifesto silencioso por uma vida com mais leveza, mais conexão e mais presença.
Saiba mais em https://www.corpalincorporadora.com.br/le-reve e siga a Corpal no Instagram: https://www.instagram.com/corpalincorporadora.