Frede Fogaça e Vernissage: quando a arte local encontra a sofisticação da Corpal
Transformar um espaço em uma experiência começa pelo olhar. E quando falamos sobre o Vernissage, é o primeiro da Corpal em Cuiabá, um empreendimento emblemático em que esse olhar se conecta diretamente com a arte. Para traduzir essa essência em uma obra, a Corpal convidou o escultor Frede Fogaça, um nome profundamente ligado à cultura mato-grossense, à cidade de Cuiabá e às expressões artísticas que marcam a paisagem urbana da capital.
Frede Fogaça é artista, observador e intérprete da cidade. Natural do interior de São Paulo e morando em Cuiabá há mais de 30 anos, ele acumula quase três décadas de dedicação à escultura, em suas mais diversas formas. Autodidata e inquieto, nunca se conformou com apenas uma linguagem ou material. Começou com sucata, passou pelo vidro, cimento, raízes, argila e chapa metálica. Cada fase marcou um momento de evolução estética e pessoal. O que permanece constante é seu desejo de criar obras com alma. Segundo ele mesmo, peças que resistam ao tempo e possam ser através das gerações.
“A minha visão sempre foi de fazer peças que fiquem por muitos anos. Para meus netos e bisnetos olharem e dizerem: foi o meu avô que fez.”
Ao longo dos anos, Frede se consolidou como um dos principais nomes da escultura pública de Mato Grosso. Sua marca está em obras que se tornaram ícones da cidade — símbolos que misturam tradição, identidade e pertencimento.
Três obras que fazem parte da paisagem cuiabana
A Viola de Cocho (Av. das Torres, Cuiabá)
A Viola de Cocho (Av. das Torres, Cuiabá)
Uma das obras mais conhecidas de Frede, a escultura homenageia o instrumento símbolo da música regional. Localizada em uma das avenidas mais movimentadas da cidade, a peça em silhueta metálica retrata com elegância a forma da viola de cocho. Ao seu redor, surgem os Cururueiros, esculturas que representam o canto tradicional de Mato Grosso, compondo uma instalação que valoriza o folclore e a memória afetiva local.
2. Monumento dos 150 anos de Rondon (Mimoso, distrito de Santo Antônio de Leverger)
Uma obra monumental, com 7 metros de altura, feita em cimento armado. Homenageia o Marechal Cândido Rondon e sua contribuição para o Brasil, especialmente para a integração das regiões mais remotas. A escultura celebra os valores de integração, resistência e conexão com as raízes brasileiras, temas muito presentes na produção de Frede.
3. Marco Histórico da Ponte de Ferro (Cuiabá)
Criada a partir de um concurso, essa peça em ferro fundido é instalada na entrada da Ponte de Ferro, importante patrimônio histórico da cidade. O marco narra em sua estrutura a história de Mato Grosso e da própria ponte, misturando arte e educação em uma leitura visual que enriquece o trajeto de quem passa por ali.
Essas obras foram escolhidas não apenas pelo impacto estético, mas pela capacidade de traduzir sentimentos coletivos em formas visíveis. São peças que geram pertencimento, que criam vínculo e que, mais do que isso, inspiram.
Outras esculturas assinadas por Frede Fogaça
Escultura em vidro do Palácio da Instrução
Escultura completa da Viola de Cocho na UNIC (com cordas e detalhes)
Escultura dos Jogadores do Dutrinha
“Boêmios do Chopão”, em homenagem ao cotidiano cuiabano
Diversos bustos e monumentos públicos espalhados por Cuiabá
Cada obra, à sua maneira, tem algo em comum: carrega o olhar de um artista que vive o que cria.
O convite da Corpal: transformar o Vernissage em arte
A escultura que compõe a entrada do empreendimento Vernissage nasceu de um processo criativo exigente, com múltiplos estudos, testes de materiais e protótipos. De maquetes em argila a moldes em fibra de vidro, o trabalho foi lapidado como um diamante: bruto em sua origem, sofisticado em sua finalização.
Frede se inspirou no abstrato — estilo que domina com paixão — para traduzir o conceito do Vernissage em formas fluídas e imponentes. O resultado é uma obra única, feita para durar, encantar e dialogar com a arquitetura do projeto e com a cidade.
“Eu gosto muito do abstrato. A Corpal chegou para mostrar pras pessoas a valorização do abstrato. Isso também é parte da nossa cultura.”
Vernissage Corpal Living Resort com terrenos a partir de 318m².
Ter uma escultura de Frede Fogaça na entrada do Vernissage é, para a Corpal, mais do que uma homenagem à arte local. É um compromisso com a valorização da cultura, da cidade e das pessoas. É garantir que o extraordinário esteja presente já nos primeiros passos dentro de um empreendimento.
Como a Corpal transforma cada detalhe em um gesto de pertencimento e beleza?
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